No dia 26 de Outubro, também no âmbito do Dia Mundial das Bibliotecas Escolares, participámos numa actividade na Biblioteca Municipal de Estremoz, durante o período da tarde, que constava da apresentação da "Estória da galinha e do ovo":
"Era uma vez duas vizinhas, a Zefa e a Bina. A Zefa tinha uma galinha que fugia para o quintal da vizinha, Bina, para comer o milho que esta lhe dava. Certo dia, a galinha pôs o ovo no quintal da Bina e começou a desavença entre as duas vizinhas por causa do ovo da galinha Cabíri.
O Beto era filho da Zefa e sabia imitar os sons dos animais.
Para tentar resolver a questão “de quem era o ovo?”, veio a Vavó que decidiu ficar com o ovo, mas as vizinhas não deixaram.
Veio o Sô Zé, o dono da mercearia, para tentar resolver o assunto, como a Bina não tinha pago o milho, o ovo não seria dela. As vizinhas não permitiram que o Sô Zé levasse o ovo.
Chegou entertanto o Sô Vitalino, que era o dono da Cubata. Ele queria ficar com o ovo, justificando que era ele o dono do bairro. Também ele não conseguia levar o ovo.
Veio o Senhor Leis, com um livro enorme, com as leis do bairro, e dizia que as vizinhas tinham que ter provas e sem provas não havia justiça.
Entretanto chegou o Senhor Polícia para desvendar o mistério da dona do ovo. As vizinhas começaram a correr uma atrás da outra e a polícia atrás delas. O polícia apreendeu a galinha e levou-a para a esquadra.
Com uma artimanha do Beto, que imitou a voz do galo, conseguiu que a galinha voltasse para o telhado da Zefa.
Como a Bina estava grávida e dizia que o bebé que estava na sua barriga tinha um desejo que era comer o ovo, a Zefa ofereceu-lhe o ovo da galinha Cabíri.
A paz voltou ao musseque Sambizanga."
O autor desta estória é Luandino Vieira.
Esta foi a nossa apreciação da história:
“Gostámos muito dos cenários e dos adereços usados pelos actores, da forma como estes actuaram e, no geral, do contexto da apresentação. Achámos interessante a forma de linguagem usada.”
Gostei muito.
Francisco
Parece que foi um teatro bastante divertido! Obrigado pela estória e pelas fotos!
Esta estória foi demais
DIDI
Gostei muito de ouvir a estória da galinha e do ovo